Nutrivisa: Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde

Vol. 3, 1, March 2016 Go to Journal


Commercial promotion monitoring of foods for infants, young children and of childcare products in shops of Mossoró, Brazil

Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel;
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Resumo

O leite humano possui substâncias que suprem as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê, garantindo o desenvolvimento adequado, além de promover o vínculo entre mãe e filho. Este trabalho teve como objetivo avaliar a promoção comercial dos produtos abrangidos pela Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) em supermercados do município de Mossoró-RN, com vistas a contribuir para a promoção de práticas saudáveis relacionadas à alimentação de lactentes e crianças de primeira infância. O estudo foi quantitativo, do tipo descritivo transversal, e a investigação se fundamentou na avaliação da promoção comercial de alimentos e produtos de puericultura, através de aplicação do roteiro proposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo se realizado em 25 supermercados dos 46 cadastrados no sistema da Vigilância Sanitária. O levantamento ocorreu no período de abril a maio de 2016. Observou-se que em todas as lojas analisadas havia inconformidades em relação a algum item da promoção comercial e que a maioria dos estabelecimentos não aplicava a NBCAL em alimentos à base de cereais e outros (64% ou n=16). Sendo a ausência dos requisitos para cumprimento da promoção comercial permitida, essa infração foi a mais evidenciada. Assim, fazem-se necessários o monitoramento em caráter contínuo e a implementação de ações educativas relacionadas à publicidade desses produtos nos pontos de comércio, bem como a intensificação de políticas públicas de estímulo ao aleitamento materno.

Abstract

Human milk has substances that meet the nutritional and immunological needs of the baby, ensuring proper development, and to promote the bond between mother and child. This study aimed to assess the commercial promotion of the products covered by the Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) in supermarkets in the city of Mossoró-RN, in order to contribute to the promotion of healthy practices related to infant feeding and young children. The study was quantitative, cross descriptive, whose research was based on evaluation of commercial promotion of food and childcare products through implementation of the roadmap proposed by the Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), carried out in 25 supermarkets of the 46 registered in system health monitoring, between April and May 2016. It was observed that in all stores analyzed had non-conformities in relation to any item of trade promotion, and most non-applied NBCAL in cereal based foods and other (64% or n = 16), and the absence of requirements to meet commercial sale allowed, this was more evident offense. Thus, it is necessary to monitor on an ongoing basis and the implementation of educational activities related to the advertising of these products in trade points and enhance public policies promoting breastfeeding.