Revista Acta Científica

Vol. 9, 2018 Go to Journal


O paradoxo do jornalista na produção de sentido das entrevistas: entre o dilema da historicidade e o tempo de consciência histórica

Gerson de Sousa;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

Este artigo tem por objetivo efetivar, por meio da análise cultural, a produção de sentido de jornalistas desveladas por meio de entrevistas realizadas para compreender o significado histórico do jornalismo. Para entender esse processo de construção de si, explicita as categorias que fundaram as entrevistas e os contrapontos que levam ao entendimento deste processo de identidade do sujeito que narra a experiência vivida. A problemática está materializada ao indagar em que sentido pode-se considerar que a produção jornalista é história. A análise teórica das entrevistas se faz a partir da e na reelaboração, pela memória, do sentido da próprio viver no presente. O dilema está na exteriorização dos sujeitos de que o jornalismo é história ao mesmo tempo em que a rotina torna-se obstáculo para afirmar que o jornalista tem consciência no ato em que escreve de que está produzindo história.

Abstract

Este artigo tem por objetivo desvelar o processo dialético em que se construiu as entrevistas com sujeitos jornalistas que vivenciam o cotidiano profissional em Uberlândia. Trata-se da análise da pesquisa intitulada As implicações da Cultura no processo de construção de identidade do Jornalista: memória de formação teórica e experiência profissional no cotidiano de Uberlândia, no qual atuei como coordenador e obteve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).