Revista Acta Científica

Vol. 9, 2018 Go to Journal


Caio, o matemago: uma abordagem para uso dos videogames como ferramenta de suporte no ensino-aprendizagem de matemática.

Lucas de Aquino Melo; Marcelo Marques Araújo;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

Em menos de 50 anos os videogames passaram de simples brincadeiras infantis para se tornarem símbolos culturais presentes nas mais diversas culturas ao redor do mundo e principais componentes do bilionário mercado da indústria do entretenimento. Neste trabalho é proposto o protótipo do jogo digital educativo Caio, O Matemago,com o intuito de utilizar a capacidade de engajamento e deslumbramento gerados pelos videogames para despertar o interesse de educandos para a aprendizagem de operações aritméticas na disciplina de matemática para o ensino fundamental e oferecer aos educadores interfaces para atualização de suas práticas pedagógicas e instrumentos de apoio ao ensino tradicional. Utilizando-se de uma estratégia de branding transmidiático é possível demonstrar as aplicações dos videogames nesse contexto além de estabelecer os vínculos emocionais evocados pelo jogo digital para que ele seja utilizado de forma eficaz na Educação

Abstract

In less than 50 years, video games ascended from being simple children's toys to becoming cultural symbols that are present in the most diverse cultures around the world and the main productsinthe multibillion dollar entertainment industry. The application plan proposed in this document presents the prototype of the educational game Caio, The Matemagician.This game intents to use the power of engagement and awe generated by videogames to foster the interest of young students to learn arithmeticsand to provide a supporting tool for teachers in their pedagogical practices. By means of a transmedia branding strategy, it is possible to demonstrate the applications of videogames in this context in addition to establishing the emotional ties evoked by the digital game so that it can be used effectively in Education.