Revista Acta Científica

Vol. 9, 2018 Go to Journal


Atividades lúdicas de ensino: diversificação dos métodos de ensino de física

Alberto Rafael da Cunha Silva; Lucas Morais de Lima; Diogo Gontijo Borges;
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Resumo

Por várias décadas o ensino em Física no Brasil tem guardado mais ou menos as mesmas características, calcado na transmissão de informações através de aulas quase sempre expositivas, na ausência de atividades experimentais, na aquisição de conhecimentos desvinculados da realidade. O ato de educar é complexo e envolve, principalmente, o desenvolvimento de formas de pensar, de estruturas mentais e, para isso, não basta que o professor transmita ao estudante um número enorme de informações, ele tem que assumir e utilizar novas formas para dar aula, as aulas têm que ser mais dinâmicas, participativas e que exercitam o ensinamento empírico do aluno. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho foi buscar uma metodologia de ensino que envolva o aluno no processo de aprendizagem de forma lúdica, criativa e estimulante, fazendo com que o estudante busque o conhecimento por vontade própria e acima de tudo construa suas próprias estruturas intelectuais. O projeto foi executado em escolas públicas situadas na cidade de Apinópolis-MG, tendo como público alvo alunos do ensino fundamental II e ensino médio. As experiências foram executadas com materiais de baixo custo dentro de sala de aula, com a interação dos alunos, sendo repassado passo a passo do que estava sendo feito e relacionando a experiência com o conteúdo teórico visto em sala de aula. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi observado maior interesse dos alunos pelos conteúdos que conceitua os experimentos. Além de ter uma linguagem de fácil entendimento e métodos simples de serem reproduzidos, os experimentos contam com certo nível de diversão e descontração a fim de causar no aluno impressões que a disciplina dentro de sala de aula não causa.

Abstract

For a few decades the Brazilian teaching in Physics has kept the same characteristics, based on the transmission of information through lectures almost always expository, in the absence of experimental activities, in the acquisition of knowledge unrelated to reality. The educating is complex and involves, mainly, the development of thinking ways and, for this, it is not enough that the teacher transmits to the student an enormous number of information, having to assume and use new forms to teach, that are dynamics, participative and that exercise the empirical teaching of the student. The objective of this work was to seek a teaching methodology that involves the student in the process of learning in a playful, creative and stimulating way, causing the student to seek knowledge by his own volition and, above all, to build his own intellectual structures. Having as target students of middle school and high school, experiments were performed with low-cost materials, related to the theoretical content in class. The results were satisfactory, since the student's interest in contents that conceptualized the experiments was observed, besides an easy language understanding and simple methods of being reproduced.