Revista Acta Científica

Vol. 9, 2018 Go to Journal


Identificação de atributos valorativos para empreendimentos imobiliários residenciais multifamiliares

Juliana Santana Ardel; João Fernando Dias; Antônio de Paulo Peruzzi;
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Resumo

O setor de empreendimentos imobiliários no Brasil tem apresentado avanços, mas tem maior potencial de crescimento, principalmente se ofertar aos compradores produtos que contemplem seus anseios e necessidades. Em conjunturas econômicas mais restritivas, disponibilizar produtos que tenham maior valor agregado e que contemplem os atributos considerados como valorativos, é uma forma de se destacar no mercado. Para que os empreendimentos atendam às necessidades e expectativas do público alvo, a fase de projeto do produto deve ser alimentada por informações confiáveis, cientificamente embasadas, que subsidiem o processo de planejamento do empreendimento. Nesse trabalho desenvolveu-se uma pesquisa em linguagem computacional, para que o entrevistado pudesse responder diretamente aos questionamentos, minimizando uma possível influência do entrevistador. As informações obtidas podem subsidiar os agentes envolvidos no processo de projeto de empreendimentos imobiliários, com informações do público consumidor, que possibilitem a valorização do imóvel ofertado, ao contemplar as necessidades e desejos dos compradores.

Abstract

He real estate in Brazil has presented advances, but it has greater potential of growth, mainly if it offers the costumers products that contemplate their desires and needs. In restrictive economic conjunctures, offering products that have greater added value and that contemplate the attributes considered as valuation, is a way to stand out in the market. In order for the enterprises to meet the needs and expectations of the target public, the product design phase must be fed by reliable, scientifically based information that supports the project planning process. The research method develop this work used the computational language, so that the interviewee could respond directly to the questions, minimizing a possible influence of the interviewer. The information obtained can subsidize the agents involved in the process of designing real estate developments, with information from the consumer public, that allows the valuation of the property offered, while contemplating the needs and desires of the buyers.