Revista Acta Científica
Vol. 8, 2017 Go to Journal
Empreendedor e independente: um novo jornalismo digital com narrativas de impacto
Resumo
Este artigo é o resumo da monografia que descreve de que forma o jornalismo empreendedor e o jornalismo independente se unem no desenvolvimento de startups jornalísticas (BRIGGS, 2012; COSTA, 2014; OLIVEIRA; STIPP, 2015; RAMOS; SPINELLI, 2015) e como três estratégias específicas de branding contribuem na construção de uma marca nestes empreendimentos inovadores (AAKER, 2015; BEDENDO, 2015). A partir destes conceitos abordados no referencial teórico, a pesquisa descreve e analisa, por meio do método de análise de conteúdo (GIL, 2008), os diferenciais construídos na plataforma BRIO Stories. Os resultados mostram as conquistas e os desafios desse novo jornalismo digital com narrativas aprofundadas e de impacto.
Abstract
This paper is the abstract of the monograph describing how entrepreneurial journalism and independent journalism are joined in the development of journalistic startups (BRIGGS, 2012, COSTA, 2014, OLIVEIRA, STIPP, 2015, RAMOS, SPINELLI, 2015) and how three specific branding strategies contribute to construct a brand in these innovative ventures (AAKER, 2015; BEDENDO, 2015). Based on these theoretical concepts, the research describes and analyzes, through the content analysis method (GIL, 2008), the differences built on the BRIO Stories platform. The results show the achievements and challenges of this new digital journalism with in-depth and impact narratives.