Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


Empreendedor e independente: um novo jornalismo digital com narrativas de impacto

Carolina Rodrigues Oliveira; Marcelo Marques Araújo;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

Este artigo é o resumo da monografia que descreve de que forma o jornalismo empreendedor e o jornalismo independente se unem no desenvolvimento de startups jornalísticas (BRIGGS, 2012; COSTA, 2014; OLIVEIRA; STIPP, 2015; RAMOS; SPINELLI, 2015) e como três estratégias específicas de branding contribuem na construção de uma marca nestes empreendimentos inovadores (AAKER, 2015; BEDENDO, 2015). A partir destes conceitos abordados no referencial teórico, a pesquisa descreve e analisa, por meio do método de análise de conteúdo (GIL, 2008), os diferenciais construídos na plataforma BRIO Stories. Os resultados mostram as conquistas e os desafios desse novo jornalismo digital com narrativas aprofundadas e de impacto.

Abstract

This paper is the abstract of the monograph describing how entrepreneurial journalism and independent journalism are joined in the development of journalistic startups (BRIGGS, 2012, COSTA, 2014, OLIVEIRA, STIPP, 2015, RAMOS, SPINELLI, 2015) and how three specific branding strategies contribute to construct a brand in these innovative ventures (AAKER, 2015; BEDENDO, 2015). Based on these theoretical concepts, the research describes and analyzes, through the content analysis method (GIL, 2008), the differences built on the BRIO Stories platform. The results show the achievements and challenges of this new digital journalism with in-depth and impact narratives.