Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


Relação do processamento óptico, neurovisual e cognitivo nas dificuldades de leitura

Márcia Reis Guimarães; Douglas de Araújo; Ricardo Queiroz Guimarães;
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Resumo

Revisão integrativa dos processos ópticos, neurovisuais e cognitivos envolvidos na leitura de textos de línguas alfabéticas com o objetivo de auxiliar o diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldade de leitura. Para uma leitura mais eficiente e confortável, recomenda-se para alguns leitores treinamento de movimentos oculares sacádicos, adequação da iluminação do ambiente, uso de lâminas ou de filtros espectrais, uso da fonte Courier New com tamanho 14, e o consumo de ômega-3 e ômega-6 na alimentação diária. Quanto ao processo cognitivo, um bom leitor deve possuir adequada rota fonológica para eficiente conversão grafema–fonema, que por sua vez fortalece e consolida a arquitetura léxico-semântica. Intervenções para melhorar a performance da rota fonológica envolvem o ensino explicito do princípio alfabético, o conhecimento dos sons das letras e jogos de consciência fonológica. Traçou-se um paralelo entre a Síndrome de Irlen e a Dislexia com o intuito de auxiliar no diagnóstico diferencial e no prognóstico.

Abstract

Integrative review of optical, neurovisual and cognitive processes involved in reading of alphabetic languages texts, aiming to help the appropriate diagnostic and treatment of patients with reading difficulties. For a more efficient and comfortable reading it is recommended, for some readers, a saccadic eye movements training, adjustment of ambient light, use of spectral overlays or ophthalmic filters, use Courier New font with size 14, and intake of omega-3 and omega-6 in the daily diet. As for the cognitive process, a good reader must have a robust phonological route to efficiently make grapheme-phoneme conversion, which in turn strengthens and consolidates the lexical-semantic architecture. Interventions to improve the performance of phonological route involves the explicit teaching of the alphabetic principle, knowledge of the sounds of letters and phonological awareness games. It was drawn a parallel between the Irlen Syndrome and Dyslexia to help the differential diagnosis and prognosis.