Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


O estágio docência como oportunidade de vivenciar a sala de aula

Débora Costa Nunes Lopes; Rafaella Buso Santos; Diva Souza Silva;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

A presente pesquisa faz parte das investigações ligadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e em Desenvolvimento Profissional dos Professores da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo realizar diagnóstico das contribuições do Estágio em docência para a formação do pós-graduando com relação à dimensão didático-pedagógica. Os processos metodológicos envolvem a revisão bibliográfica; análise documental; aplicação de instrumentos; observação de aulas; análise e discussão dos dados. Os resultados até então apontam a ausência de políticas públicas para formação destes professores; o estágio docência tem carga horária pouco expressiva e a formação está focada na competência cientifica desprovida da dimensão didático-pedagógica, contudo constitui-se por vezes como primeiro contato com a sala de aula.

Abstract

This research is part of the investigations related to the Group of Studies and Research in Teaching and Professional Development of Teachers of Federal University of Uberlândia. It aims to conduct diagnosis of Stage contributions in teaching for the training of graduate student regarding the didactic and pedagogical dimension. Methodological processes involve literature review; document analysis; enforcement instruments; classroom observation; analysis and discussion of data. The results so far point to the absence of public policies for training of these teachers; the teaching stage has little significant workload and training is focused on the scientific competence devoid of didactic and pedagogical dimension , however It is sometimes as first contact with the classroom.