Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


Geometria contribuindo para processo de ensino e aprendizagem de escala

Lóren Grace Kellen Maia Amorim; Maria Teresa Menezes Freitas;
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Resumo

Nesse artigo retratamos os caminhos percorridos na intervenção realizada em cinco turmas do nono ano de uma escola municipal de Uberlândia-MG, que contou com a parceria e o apoio da gestão escolar. A dinâmica utilizada incluía o uso de régua, compasso e transferidor. No desenrolar das atividades foram utilizados recursos da internet e de calculadoras. O objetivo da proposta foi contribuir para o ensino e aprendizagem de escala ressaltando alguns conceitos de geometria, tais como: polígono e perímetro, tendo por base os princípios norteadores propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). O cenário de realização das atividades se mostrou propício para abordar, entre outros, os conceitos de razão, proporção, leitura de numerais decimais, operações básicas com decimais e utilização de régua, compasso e transferidor. Para atingir o objetivo almejado e garantir a análise do movimento estabelecido foi desenvolvida uma investigação de abordagem qualitativa, tendo como lócus a sala de aula. Os autores que subsidiaram a análise e o desenvolvimento do estudo foram Eves (1992), Ferreira (2005), Gonçalves (2005), Kachar (2002), Miskulin (1999) e Silva (1998). A coleta de dados foi realizada pela professora, por meio de observações, registros em diário de campo e registros realizados pelos discentes no desenvolvimento da atividade. Por meio da análise das informações obtidas concluiu-se que a metodologia adotada como uma estratégia de ensino e aprendizagem despertou o interesse dos alunos pelas aulas de matemática e, além disso, contribuiu para a compreensão significativa do conceito de escala.