Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


Aprendendo simetria com espelhos e caleidoscópios: uma aula interdisciplinar

Bruno Tizzo Borba; Maria Teresa Menezes Freitas;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

O texto relata uma experiência que averiguou os benefícios do uso de espelhos planos e caleidoscópios em aulas de Geometria como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem de alunos 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta inclui uma aula interativa e manipulativa envolvendo conceitos de simetria, analisando as contribuições dos objetos didáticos do ponto de vista geométrico e artístico ao se explorar os conceitos de forma interdisciplinar em aulas de Geometria e Educação Artística. A abordagem metodológica utilizada na construção dos Espelhos e dos Caleidoscópios é relatada no texto, bem como todos os recursos envolvidos no desenvolvimento das aulas. Destacou-se a potencialidade da dinâmica adotada no processo, relacionando com a teoria das representações semióticas. Observou-se que os alunos se envolveram nas aulas e desenvolveram com destreza a noção de simetria do ponto de vista geométrico e artístico, evidenciando os benefícios dos recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem.