Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do professor de matemática em cursos a distância

Elivelton Henrique Gonçalves; Fabiana Fiorezi de Marco;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

A Educação a Distância é uma modalidade de educação que gradativamente está se destacando no cenário atual brasileiro, uma vez que impulsionada pelo desenvolvimento das novas tecnologias, propicia ao aluno realizar seus estudos em seu próprio tempo, adaptando-se a diferentes realidades. Este artigo tem como objetivo contribuir e fomentar com a discussão sobre a importância da formação inicial dos professores para uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito da Educação a Distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cujos indícios apontam para a necessidade de não apenas oferecer formação por intermédio dos meios tecnológicos digitais, mas, também, proporcionar formação acerca do uso de tais tecnologias, de modo a permitir uma possível utilização daquelas, pelos futuros professores de Matemática, em sua prática docente.

Abstract

Distance Learning is an educational modality that is gradually being highlighted in the current Brazilian educational scenario, since impulsed by the development of new technologies, it allows students to study in their own time, adapting to different realities. This article aimed to contribute with the discussion about the importance of the initial development of teachers for the use of Digital Technologies of Information and Communication in the scope of Distance Learning. It is a bibliographical research with a qualitative approach, whose indications point to the need no only to offer formation through digital technological means, but also to provide formation about the use of such technologies, in order to allow a possible use of them by future Mathematics teachers in their teaching practice.