Revista Acta Científica

Vol. 8, 2017 Go to Journal


Uma análise discursiva do branding das revistas Women’s Health e Men’s Health

Gisllene Rodrigues Ferreira; Marcelo Marques Araújo;
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Resumo

O presente artigo busca identificar a metodologia de branding a partir de uma investigação que aponta para a análise do discurso das capas das revistas Women’s Health e Men’s Health. Para isso, são levadas em consideração ideias de pesquisadores sobre branding (HILLER, 2012; AAKER, 2015; BEDENDO, 2015) e (PECHÊUX, 2001; FERNANDES, 2008; CHARAUDEAU, 2012) para identificar as estratégias discursivas presentes nas capas a partir das chamadas que apresentam as temáticas "Corpo", "Beleza", "Sexualidade" e "Papéis Sociais". Em suma, foi possível concluir que o jornalismo produzido para o homem e para a mulher traz construções discursivas distintas, o que sinaliza para o posicionamento das marcas dos magazines.

Abstract

This article aims to identify the branding methodology from an investigation that points to the discourse analysis of the covers of Women's Health and Men's Health magazines. For this, the ideas of researchers about branding (HILLER, 2012, AEDER, 2015, BEDENDO, 2015) and (PECHÊUX, 2001; FERNANDES, 2008; CHARAUDEAU, 2012) are taken into account to identify the discursive strategies present in the Calls that present the themes "Body", "Beauty", "Sexuality" and "Social Papers". It was possible to conclude that journalism produced for men and women brings different discursive constructions, which signals the positioning of magazines brands.