Revista Acta Científica

Vol. 6, 2016 Go to Journal


Opinião a edição gráfica: A despedida de Diana pelo USA Today

Laura Maria Nobre Araújo; Nayara Cristina França Santos; Marcelo Marques Araújo;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

O design gráfico recebeu o título complementar de “pós-televisivo” quando começou a ser aplicado para novas ideias. Este conceito trata da forma que os jornais impressos se posicionaram após o surgimento da televisão. Desenvolvido com ênfase pelo Jornal impresso “USA Today”, o novo design surge na década de 1980, se apoiando basicamente na informação visual. O surgimento da TV causou um alvoroço na forma de produção dos jornais diários. Quanto mais a audiência da TV crescia, os impressos perdiam leitores, uma vez que a televisão tinha informação e entretenimento de maneira sintética e atrativa visualmente. A solução encontrada foi desenvolver outro tipo de leitura, favorecendo outros assuntos, abusando das cores, infográficos e fotografias grandes. A proposta é a análise de uma capa importante desse jornal americano, que traz um acontecimento bem noticiado pela mídia, permite notar a opinião da linha editorial do jornal sobre o fato, através dos elementos do design pós-televisivo que foram utilizados para chamar a atenção e organizar as informações, nesse caso da primeira página que só tratava de um tema, a morte da princesa Diana em 1997.