Revista Acta Científica

Vol. 6, 2016 Go to Journal


O Ethos Jornalístico Discursivo do Corinthians de 2015 no Texto Opinativo de Chico Lang

Bruno Rafael do Prado; Ellen Melo; Marcelo Marques Araújo;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar e compreender, com base em Maingueneau (2008), Brandão (2002) e Orlandi (2000), como foi construído o ethos jornalístico discursivo do time brasileiro Corinthians no decorrer do ano de 2015. O estudo almeja verificar a transformação do ethos, através da observação das estratégias argumentativas de dois textos opinativos de autoria de Chico Lang, publicados no blog: E Tenho Dito!, divulgado no Portal online da Gazeta Esportiva. O primeiro texto a ser analisado é do dia 14 de maio de 2015 e discorre sobre a eliminação do time paulista da copa Libertadores para o desconhecido time paraguaio Guarani. Já o segundo, pondera sobre a conquista do Campeonato Brasileiro de 2015, que foi consagrada após empate com o Vasco da Gama, publicado no dia 20 de novembro de 2015. Para entender essas estratégias e a formação do ethos, serão utilizadas as pesquisas que compõem os estudos da Análise de Discurso da linha francesa.