Revista Acta Científica

Vol. 6, 2016 Go to Journal


Curso de Geografia: Uma Experiência de Ensino por Conceitos

Hidelberto de Sousa Ribeiro; Marilene Marzari;
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Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre a experiência realizada com o ensino das principais categorias da disciplina de Geografia Política e Geopolítica no Curso de Segunda Licenciatura em Geografia, ofertado pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR aos profissionais que atuam na Educação Básica. O curso aconteceu no período de 2014 a 2016, no Campus do Araguaia/UFMT e atendeu os profissionais da educação de vários municípios da Região do Araguaia. Para isso, partimos do seguinte problemática: Será que os estudantes da Segunda Licenciatura em Geografia desenvolvem o pensamento teórico, na Disciplina de Geografia Política e Geopolítica, se ensinados na perspectiva da dialética? O objetivo consistia em refletir a respeito do ensino, na perspectiva dialética, para o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos durante as aulas da Disciplina de Geografia Política e Geopolítica - Segunda Licenciatura em Geografia. O referencial teórico que subsidiou os estudos foi constituído por autores como Friedrich Ratzel, Yves Lacoste, Claude Raffestin, Wanderley Messias da Costa, José William Vesentini, Marcelo Lopes Sousa Milton Santos, David Havey, entre outros autores que se dedicam aos estudos da Geografia Política e Geopolítica. No entanto, para uma melhor compreensão desses autores, buscamos nas contribuições do materialismo histórico-dialético, da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental os subsídios teóricos para mediar, planejar e desenvolver as aulas da referida disciplina. Os dados foram levantados por meio das observações em sala de aula e das produções escritas pelos alunos durante o desenvolvimento da disciplina. Como resultado do estudo destaca-se a importância do Curso de Licenciatura em Geografia, em função da carência de professores, nessa área de conhecimento, e do esforço que parte dos alunos teve durante as aulas. No entanto, se faz necessário pontuar que o aligeiramento e o formato – período de férias - dessas formações acabam comprometendo a apropriação conceitual das categorias. Isso ficou evidenciado nas produções dos alunos que revelam um conhecimento empírico, importante, mas insuficiente para desenvolver a cognição dos alunos da educação básica.