Revista Acta Científica

Vol. 6, 2016 Go to Journal


Breve Resumo do Intinerário Histórico da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Meire Aparecida Mendes dos Anjos; Luciana de Araújo Mendes Silva;
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Resumo

A Educação Especial, modalidade educacional destinada ao atendimento de alunos com necessidades educativas especiais sofreu ao longo de sua historicidade mudanças em sua configuração, reformulando gradativamente seus paradigmas e conceitos. Este estudo refere-se a uma revisão literária, propondo um passeio pela história da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, procurando conhecer suas características nos diferentes momentos históricos. A pesquisa evidenciou que desde os primórdios da história da humanidade na sociedade primitiva, o menosprezo e o desinteresse com os deficientes eram evidentes, deixando-os sem qualquer forma de atendimento, seguido num segundo momento pelo assistencialismo segregador nas instituições especializadas oferecendo apenas o indispensável a sua sobrevivência, surgindo posteriormente a ótica integracionista. Todos esses pontos refletem as várias formas com que foram assistidos os portadores de deficiência no decorrer da história. A integração foi sem dúvida o ponto de partida para a inserção de novas práticas menos excludentes na Educação Especial, porém ainda requeria um desdobramento do aluno para se adaptar a escola. O surgimento de novos ideários e conseqüentemente novas políticas e legislações trouxe modificações no atendimento a pessoa com deficiência. Por volta dos anos 90, a disseminação da proposta de inclusão trouxe um novo formato para a sociedade contradizendo-se ao integracionismo, alargando-se até os dias atuais. Tais ideias expressam uma visão de escola que se adapta e se condiciona para atender indistintamente a diversidade e constituem o ponto de referência das principais polêmicas e debates da sociedade contemporânea.