Revista Acta Científica

Vol. 6, 2016 Go to Journal


Teaching geography from the perspective of Davidov’s developmental theory

Marilene Marzari; Ismael Donizete Cardoso de Moraes; Raimundo Nonato Silva de Oliveira;
Go to Journal Website Download Full Text

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a organização do ensino por conceitos e a mediação didática realizada pelos professores formadores, durante a realização de um curso de formação continuada para professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede estadual, em Barra do Garças. A abordagem histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental nortearam a organização do ensino de geografia. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa qualitativa e nos procedimentos de observação e entrevista. Os resultados indicam que a organização do ensino e a mediação didática dos formadores são fundamentais para mudar uma prática de formação empírica, na qual os professores memorizam e reproduzem mecanicamente os conteúdos para uma perspectiva teórica.

Abstract

This article aims to reflect on the organization of learning by concepts and the teaching mediation conducted by teachers, while conducting a continuing education course for teachers who work in the early years of basic education of state schools, in Barra do Garças. A cultural-historical approach and developmental teaching theory guided the organization of geography teaching. The methodology used was based on qualitative research and on procedures of observation and interview. The results indicate that the organization of teaching and the teaching mediation of teachers are fundamental to change a practice of empirical training, in which teachers mechanically memorize and reproduce the contents to a theoretical perspective.